Visão Geral Query Builder
Configurações de consulta no painel do WordPress
Lista de consultas, filtros e botão “Adicionar novo”
A lista de consultas é exibida no painel do WordPress > JetEngine > guia Query Builder .
Pode-se filtrar consultas inserindo palavras-chave no campo Pesquisar .
Além disso, você pode filtrar pelos Tipos de Consulta (algumas opções estão disponíveis com alguns plugins instalados e ativados).
Também é possível classificar por título (ASC ou DESC) ou data (ASC ou DESC).
Uma nova consulta pode ser adicionada pressionando o botão “ Adicionar Novo ”.
Configurações Gerais
A próxima página exibe a seção Configurações Gerais .
A seção Configurações Gerais possui as seguintes opções:
- Nome — um nome que será usado para a consulta atual;
- Descrição — um texto que descreve uma consulta. Será exibido na Lista de Consultas e poderá ser utilizado para sistematização de informações;
- Tipo de consulta — uma lista de opções para a origem da consulta. As opções serão descritas mais adiante;
- Query ID — um campo opcional que pode ser usado para conectar a consulta ao filtro do plugin JetSmartFilters . O ID definido aqui deverá repetir o ID mencionado nas configurações do filtro ( campo Variável de Consulta ) e o ID do widget/bloco/elemento colocado em suas configurações;
- Consulta de Cache — um switcher ativado por padrão que armazena em cache esta consulta específica. Ele pode ser desativado se houver problemas com operações de consulta (como resultados de consulta incorretos);
- Registrar endpoint da API Rest – se ativado, esta alternância ativa configurações com as quais você pode registrar um endpoint da API Rest do WordPress para conceder acesso público aos resultados da consulta e permitir a recuperação remota dos dados da consulta atual. Por exemplo, você pode usar o endpoint nos cenários Make.com ou como backend para aplicativos móveis. Todas as opções de endpoint da API Register Rest são explicadas no próximo capítulo.
Registrar endpoint da API Rest
O recurso Register Rest API Endpoint tem as seguintes opções:
- Registrar endpoint da API Rest — se habilitado, esta alternância ativa o registro do endpoint para a consulta atual;
- Endpoint Namespace – aqui, pode-se inserir o namespace do endpoint Rest API, que é o primeiro segmento de URL após o prefixo principal ‘wp-json’;
- Endpoint Path – aqui, pode-se inserir o caminho do endpoint Rest API, o segundo segmento de URL após o prefixo principal ‘wp-json’;
- Rest API Endpoint URL — a URL gerada do ponto de entrada da API que pode ser copiada;
- Restringir Acesso — aqui deve-se selecionar como limitar o acesso ao ponto de entrada: sem restrições, por capacidade ou função do usuário. Caso o acesso ao ponto de entrada seja restrito, parâmetros para autorização precisam ser passados junto com a solicitação, por exemplo, através de Senhas de Aplicação . Saiba mais sobre a autenticação da API Rest do WordPress .
- É público. Sem restrições — todos os usuários podem acessar o endpoint;
- Usuários com capacidades selecionadas — se esta opção for selecionada, aparecerá o campo Capacidade de Acesso , onde você precisa indicar as capacidades do WordPress para as quais haverá acesso (ex: edit_posts). Se vários recursos forem especificados, devem ser separados por vírgulas. O usuário terá acesso se tiver pelo menos um dos recursos listados. Se este campo for deixado em branco, o ponto de entrada ficará indisponível para todos os usuários, mas o acesso poderá ser obtido repassando-o junto com uma solicitação de qualquer tipo de usuário;
- Usuários com funções selecionadas – se esta opção for selecionada, aparecerá o campo Acesso por Funções , onde deve-se escolher na lista suspensa as funções de usuário para as quais haverá acesso. Se este campo for deixado em branco, o ponto de entrada ficará indisponível para todos os usuários, mas o acesso poderá ser obtido repassando-o junto com uma solicitação de qualquer tipo de usuário.
- Argumentos de consulta — aqui, é possível definir os argumentos de consulta que fazem parte de uma URL usada para passar informações a um servidor web como parte de uma consulta. Em uma URL, os argumentos de consulta são anexados ao final da URL após um ponto de interrogação (?) e estão na forma de pares de valores-chave separados por um E comercial (&). Após registrar argumentos de consulta, esses argumentos devem ser mapeados para parâmetros de consulta reais. Deve-se usar o argumento dinâmico Query Variable ou %query_var|argument_name% no parâmetro Query onde se deseja aplicar o argumento Rest API;
- Exemplo de URL de endpoint da API Rest com argumentos de consulta – a URL gerada do ponto de entrada da API com argumentos de consulta que podem ser copiados. Aparece se alguém adicionar pelo menos um argumento de consulta.
Aprenda como configurar o endpoint da API REST para consulta personalizada .
Tipos de consulta
Guias separados estão disponíveis para as opções apresentadas na lista Tipo de Consulta :
- Consulta de postagens ;
- Consulta de termos ;
- Consulta de usuários ;
- Consulta de comentários ;
- Consulta SQL/AI ;
- Consulta de repetidor ;
- Consulta WP atual ;
- Consulta de Produto WC ;
- Registros JetFormBuilder ;
- Consulta de tipo de conteúdo personalizado ;
- Consulta API REST ;
- Consulta JetBooking .
Aviso
Alguns dos tipos de consulta mencionados aparecem na lista apenas se o plugin específico estiver instalado e ativado.
Dependendo do tipo de consulta escolhido , as configurações adicionais serão diferentes. Assim, os detalhes específicos podem ser conferidos nos tutoriais apresentados acima.
Consulta em uso
A funcionalidade do Query Builder pode ser usada para diferentes finalidades. Aqui está a descrição dos widgets/blocos/elementos onde pode ser aplicado:
- Grade de listagem ;
- Listagem de mapas ;
- Gráfico Dinâmico ;
- Tabela Dinâmica ;
- Lista de postagens inteligentes (disponível com o plugin JetBlog );
- Blocos de postagens inteligentes (disponíveis com o plugin JetBlog );
- Text Ticker (disponível com o plugin JetBlog );
- Carrossel Avançado (disponível com o plugin JetElements );
- Mapa Avançado (disponível com o plugin JetElements );
- Loop de consulta (disponível com Bricks Builder).
Grade de listagem
Com a funcionalidade do Query Builder , muitos casos de uso podem ser implementados na Listagem Grid . Por exemplo, aqui está um guia detalhado sobre como exibir postagens em destaque usando o Query Builder .
Elementor
Na guia Consulta personalizada do widget Grade de listagem , uma opção Usar consulta personalizada deve estar ativada. Um item necessário pode ser selecionado no campo Consulta Personalizada .
Aviso
Além disso, lembre-se de que as seguintes guias ( Consulta de postagens , Consulta de termos , Consulta de usuários , Consulta de tipos de conteúdo ) relativas às configurações de consulta são herdadas. Recomendamos usar a funcionalidade Query Builder e a guia Consulta Personalizada , respectivamente.
Gutenberg
Para o bloco Listing Grid , as mesmas configurações do Elementor estão disponíveis.
Tijolos
O editor Bricks inclui as mesmas configurações.
Listagem de mapas
Consultas personalizadas também podem ser usadas para listagens de mapas . Por exemplo, um mapa pode ser consultado por alguns metacampos relacionados ao conteúdo. Por exemplo, se o item estiver definido como “Disponível”, ele será mostrado no mapa.
Elementor
Para trabalhar com consultas personalizadas no widget Map Listing , deve-se ativar o botão Usar Consulta Personalizada na aba Consulta Personalizada . Em seguida, o campo Consulta Personalizada deverá ser preenchido com o item correspondente.
Gutenberg
O bloco Map Listing tem as mesmas configurações de consulta do widget do Elementor.
Tijolos
O Bricks Editor também contém as mesmas configurações de listagem de mapas que Gutenberg e Elementor.
Gráfico Dinâmico
A consulta também pode ser adicionada como parte de uma funcionalidade de gráfico dinâmico . Para o Gráfico Dinâmico , a consulta “Postagens” mais comum pode ser usada onde o tipo de postagem necessário para a consulta será especificado.
Configurações do painel
Suas configurações podem ser encontradas seguindo o caminho WordPress Dashboard > JetEngine > Charts Builder .
A consulta necessária pode ser selecionada no campo Consulta de Dados .
Tabela Dinâmica
O artigo Como criar uma tabela dinâmica com base em consulta SQL deve ser verificado para determinar como construir uma tabela adequada às suas necessidades.
Configurações do painel
A Tabela Dinâmica também deve receber uma consulta prévia no diretório WordPress Dashboard > JetEngine > Tables Builder .
O campo Consulta de dados aqui é para a entrada de consulta criada anteriormente.
Elementor
Após a criação da Tabela Dinâmica , o restante das configurações poderá ser ajustado no editor selecionado.
Além disso, aqui, a outra consulta pode ser definida. Para isso, deve-se ativar a consulta Reescrever tabela . O campo Nova Consulta deve conter outra consulta que não tenha sido usada anteriormente.
Gutenberg
As mesmas configurações da Tabela Dinâmica são apresentadas no Editor de Blocos.
Lista de postagens inteligentes
Smart Posts List é semelhante ao Listing Grid , portanto pode ser consultado da mesma forma. Por exemplo, as postagens podem ser selecionadas com base no autor.
Elementor
Para definir uma consulta para o widget Lista de postagens inteligentes , a guia Consulta e controles com o botão Usar consulta personalizada deve ser aberta.
Uma consulta pode ser personalizada com o campo Definir gerador de consulta personalizada ou selecionando uma consulta já criada na lista suspensa Ou usar o JetEngine Query Builder .
Blocos de postagens inteligentes
O widget Smart Posts Tiles também permite várias opções de consulta. Por exemplo, seus itens podem ser consultados e colocados em ordem decrescente por data.
Elementor
As configurações dos blocos de postagens inteligentes correspondem às do widget Lista de postagens inteligentes .
Marcador de texto
O Text Ticker pode ser personalizado de várias maneiras usando o Query Builder . Por exemplo, podem ser exibidas as postagens dos últimos dois dias com um determinado tema (categoria).
Elementor
As opções de consulta necessárias podem ser encontradas na guia Geral do widget Text Ticker .
O alternador Usar consulta personalizada permite ajustar o item necessário no campo Selecionar consulta do JetEngine Query Builder .
Carrossel Avançado
O carrossel avançado também pode ser consultado. Por exemplo, pode ser usado para exibir imagens, títulos e descrições em uma ordem específica.
Elementor
Para habilitar uma consulta personalizada no widget Carrossel avançado , a alternância de consulta Usar JetEngine deve estar ativada na guia Slides . O item necessário deve ser selecionado no campo Selecionar Consulta .
As demais etapas são descritas após o campo Selecionar Consulta . O primeiro item deve ser aberto abaixo, e os campos personalizados devem ser escolhidos com o botão Tags dinâmicas quando disponível (ao lado dos campos Imagem , Título do item e Descrição do item ).
Mapa Avançado
Quanto ao widget Mapa Avançado , ele pode ser ajustado e consultado por metacampos “Repetidor”.
Elementor
Neste widget, a alternância de consulta Usar JetEngine está na seção Pins . O item desejado deverá ser selecionado no campo Selecionar Consulta .
A seção Instruções inclui mais informações.
O endereço do PIN e a descrição do PIN podem ser personalizados para o item com a ajuda do botão Tags dinâmicas . Nos campos mencionados, os campos personalizados correspondentes devem ser conectados.
Ciclo de consulta
Consultas personalizadas também podem ser usadas com o Query Loop disponível com Bricks. Por exemplo, eles podem ser aplicados ao Query Loop e filtrados .
Tijolos
No campo Consulta , um tipo “JetEngine Query Builder” deve ser selecionado.
Depois que o Tipo for definido, as consultas do JetEngine deverão ser concluídas com uma consulta necessária.
Isso é tudo sobre o recurso Query Builder disponível como parte da funcionalidade de plug-in do JetEngine para o seu site WordPress.