Visão geral dos tipos de Custom fields
Adicionando os metacampos
Para adicionar o(s) metacampo(s), deve-se navegar até WordPress Dashboard > JetEngine e clicar na guia apropriada: Post Types , Meta Boxes , Taxonomias , Relationships ou Options Pages .
Em seguida, o botão “ Adicionar Novo ” deve ser pressionado.
A guia de configurações de Metacampos (ou com nome semelhante) está disponível para cada editor de recursos listado. Por padrão, o novo metacampo do tipo Campo “Texto” aparece após clicar no botão “ Novo metacampo ”.
Configurações padrão dos metacampos
Depois de pressionar o botão “ Novo metacampo ”, as configurações padrão do metacampo são desenroladas. Os seguintes campos das configurações do metacampo são padrão para todos os tipos de metacampo:
- Label — título do campo que será mostrado aos usuários;
- Nome/ID — valor que é gerado automaticamente, de acordo com o texto colocado na barra Label . O ID não deve conter espaços e conter apenas letras e números latinos. O recurso de preenchimento automático adicionará um número aleatório ao nome se não for exclusivo. Os campos com IDs idênticos podem ser confusos e causar problemas se usados em outro lugar. Se a barra Label incluir letras cirílicas, o preenchimento automático irá transliterá-las para o inglês;
- Tipo de objeto — uma lista suspensa que permite aos usuários selecionar o tipo do metacampo. A opção “Campo” permite adicionar valores ali. Enquanto isso, as opções “Tab”, “Acordeão” e “Endpoint” criarão um layout específico;
- Descrição — um campo adicional para digitar informações sobre a finalidade do metacampo;
- Largura do campo — uma lista suspensa com as opções “100%”, “75%”, “66,6%”, “50%”, “33,3%” e “25%”; a opção “100%” é definida por padrão. A largura pode ser alterada para tornar o layout do metacampo mais compacto;
- Limite de caracteres — um campo responsável pela limitação de entrada do metacampo;
- Valor padrão — uma entrada padrão para o metacampo que pode ser alterada se desejado;
- É obrigatório — se habilitado, esta alternância torna o campo obrigatório;
- Suporte para edição rápida — uma opção que permite exibir alguns metacampos do JetEngine na área padrão para edição rápida. Isso permitirá a alteração rápida dos valores de alguns metacampos sem abrir postagens. Depois de ativar a alternância de suporte para edição rápida em alguns metacampos, eles aparecerão na área padrão. Clicar na ação “ Edição rápida ” no tipo de postagem permite editar metacampos.
Os metacampos em Meta Boxes com a opção de suporte para edição rápida habilitada ignoram as Condições de Visibilidade .
- Suporte a revisão — se ativado, esta alternância exibe as alterações feitas no campo na seção Revisões da postagem . Por padrão, os metacampos não são mostrados nesta seção, mesmo se a opção “Revisões” estiver selecionada no campo Suporte das configurações de Tipo de postagem . Este alternador aparece apenas quando as postagens padrão ou CPT são os locais onde os metacampos serão usados;
- Show in Rest API — um switcher que permite exibir o metacampo atual na API REST ;
- Lógica Condicional — uma alternância que torna um metacampo visível sob as condições definidas; se habilitado, esta alternância abre o pop-up Lógica Condicional para Campo , onde uma regra lógica condicional e uma relação podem ser definidas.
Tipos de metacampos e seus recursos
Os seguintes tipos de metacampo estão disponíveis no menu suspenso Tipo de campo : “Texto”, “Data”, “Hora”, “Data e hora”, “Textarea”, “WYSIWYG”, “Switcher”, “Caixa de seleção”, “Iconpicker ”, “Mídia”, “Galeria”, “Rádio”, “Repetidor”, “Selecionar”, “Número”, “Seletor de cores”, “Postagens”, “HTML”, “Data avançada” e “Mapa”.
Textos e números
Este grupo de metacampos inclui os metacampos “Texto”, “Textarea”, “WYSIWYG” e “Número”. Exceto pelos metacampos “WYSIWYG” e pelos metacampos mencionados acima, esses são metacampos usados com frequência. Os campos de texto deste grupo, exceto para suas finalidades diretas, coletam e exibem dados sobre números, textos, intervalo de números, e-mails, URLs, links e senhas.
Os usuários podem tornar os campos “Texto”, “Textarea” e “WYSIWYG” compatíveis com SEO aplicando as ferramentas RankMath e Yoast SEO.
Texto
Este tipo serve para adicionar um campo de texto personalizado ao tipo de postagem para fornecer informações complementares sobre as postagens. O metacampo “Texto” permite definir o comprimento máximo do valor do campo no campo Limite de caracteres ; deixar este campo vazio não define nenhuma limitação no valor do caractere.
Área de texto
Este tipo de campo pode ser usado para adicionar uma área de texto às postagens e organizar o texto linha por linha. O campo Limite de caracteres especifica o comprimento máximo do valor do campo; deixá-lo vazio não define nenhuma limitação no valor do caractere.
WYSIWYG
Uma vez selecionado este tipo, um editor básico no campo personalizado será exibido. Ele permite adicionar configurações de campo de conteúdo a um layout específico e personalizar sua aparência diretamente no painel do WordPress.
O metacampo não possui configurações específicas.
Número
Este metacampo pode conter apenas números e possui as seguintes configurações específicas:
- Valor mínimo — o valor mínimo necessário para preencher o metacampo;
- Valor máximo — o valor máximo que pode ser escolhido;
- Valor da etapa — o campo que representa os intervalos entre os valores selecionáveis. Por exemplo, se os usuários selecionarem o valor “2” e não houver valores mínimos e máximos definidos, os valores “1”, “3”, “5”, etc., podem ser escolhidos para preencher o metacampo.
Campos de texto no front-end
Neste caso, exibimos o “Texto” (aqui, o metacampo “Endereço”), “Textarea” (aqui, a “Descrição”) e “Número (aqui, o “Número de quartos”, “Número de banheiros” e “Convidados”) na parte frontal.
O metacampo “WYSIWYG” é frequentemente usado para configurações de campos de conteúdo, por exemplo, para perfis de usuários.
Imagens
Os metacampos “Mídia” e “Galeria” são usados para exibir imagens.
meios de comunicação
Este tipo adiciona arquivos de mídia às postagens.
O metacampo possui o campo específico Value format , que é o formato de mídia armazenado no banco de dados. As opções disponíveis incluem “ID de mídia”, “URL de mídia” e “Matriz com ID de mídia e URL” para exibir mídia com a ajuda de ID e URL.
Galeria
Este metacampo adiciona várias imagens às postagens e produtos como uma galeria.
A lista suspensa Formato do valor permite a seleção das imagens armazenadas no banco de dados. As opções disponíveis incluem “ID de mídia”, “URL de mídia” e “Matriz com ID de mídia e URL” para exibir mídia com a ajuda de ID e URL.
Para exibir o metacampo Gallery no front end, ative os módulos Grid Gallery para Dynamic Field e Slider Gallery para Dynamic Field .
Campos de imagem no front-end
Neste caso, colocamos o campo “Galeria” com imagens no front end.
Datas e horários
Os metacampos “Data”, “Hora”, “Data e hora” e “Data avançada” destinam-se a selecionar a data e/ou hora e exibi-los no front end no formato necessário.
Data
Este metacampo fornece informações sobre datas de eventos, reuniões ou conferências. As configurações do metacampo “Data” incluem a opção Salvar como carimbo de data / hora. Ele permite que os usuários consultem as postagens por data, exibam a data no front end usando o widget Dynamic Field e definam o formato necessário por meio de retorno de chamada.
Ao definir a consulta, os usuários podem usar a data com macros para retornar a data como carimbo de data/hora.
Tempo
Este tipo é adequado para adicionar um marcador de tempo para postagens e adicionar o horário para diferentes eventos.
Data hora
Este metacampo personalizado permite escolher a data e a hora no mesmo local. As configurações do metacampo “Datetime” permitem que os dados sejam salvos como carimbos de data e hora.
Se ativado, a alternância Salvar como carimbo de data / hora permite que os usuários consultem as postagens por data ou hora, exibam a data ou hora no front-end usando o widget Campo dinâmico e definam o formato necessário por meio de retorno de chamada.
Ao definir a consulta, a data ou hora com macros pode ser usada para retornar a data ou hora como carimbo de data/hora.
Data avançada
O metacampo “Data Avançada” permite exibir o intervalo de datas com a necessária recorrência dos eventos ao CPT.
Este metacampo aparece apenas se a alternância do Calendário Dinâmico estiver ativada na guia Módulos das configurações do JetEngine .
As configurações específicas são:
- Formato de Recorrência — uma lista suspensa que permite definir as opções “Regra Recorrente” ou “Manualmente” para exibir datas de acordo com uma regra ou adicionar datas personalizadas, respectivamente. Por exemplo, a opção “Regra Recorrente” exibe o evento diário, mensal, anual, etc., se habilitado, e a exibição “Manualmente” significa adicionar manualmente as datas personalizadas necessárias;
- Permitir selecionador de horário — se ativado, esta alternância adiciona campos adicionais para selecionar horários para exibição dos eventos. Saiba mais com o Timepicker no capítulo Configurações avançadas do campo Data do tutorial em vídeo.
Campos de data e hora no front-end
A imagem abaixo exibe o metacampo “Data” no front end.
Em contraste com o metacampo “Data”, a “Data Avançada” é um metacampo específico do JetEngine , que inclui a data de início, a data de término e as datas recorrentes do evento. A imagem abaixo mostra uma listagem com eventos recorrentes com base no metacampo “Data avançada”.
Seleção
Este grupo de metacampos, incluindo “Rádio”, “Caixa de seleção” e “Switcher”, permite selecionar os itens necessários no back-end e exibe apenas os selecionados no front-end.
Interruptor
A opção “Switcher” adiciona uma alternância como campo personalizado para postagens, produtos, eventos, etc., o que permite ativar/desativar a opção apropriada no bloco de metacampo.
Caixa de seleção
Este tipo adiciona caixas de seleção às postagens padrão e personalizadas com opções diferentes. O metacampo possui os seguintes campos específicos:
- Permitir Personalizado — uma alternância que permite adicionar valores personalizados aos campos, salvando-os em um banco de dados da postagem atual sem salvá-los na lista de valores padrão; se habilitado, o alternador ativa Salvar personalizado – uma alternância que pode ser habilitada para salvar as opções de campo personalizado adicionadas ao campo durante a edição da postagem. Portanto, todos os posts conterão os novos valores do campo “Checkbox”;
A opção Permitir Personalização permite adicionar diferentes valores personalizados a várias postagens. Isso significa que cada postagem pode ter valores diferentes.
- Fonte — uma lista suspensa que inclui opções que determinam a origem do conteúdo:
- Entrada Manual — fonte que fala por si: todas as opções deverão ser construídas manualmente pressionando o botão “ Nova Opção de Campo ” e preenchendo os valores solicitados;
- Entrada manual em massa — uma maneira rápida de definir opções por meio de um campo de texto, onde cada opção é adicionada em uma nova linha. Formatos permitidos para opções em massa :
- valor — o valor e o rótulo serão iguais;
- value::label — valor e rótulo separados;
- value::label::checked — valor e rótulo separados, verificados por padrão.
- Glossário — um glossário também pode ser uma fonte para um metacampo; deverá ser selecionado no campo correspondente;
- Query Builder — uma opção que permite mostrar opções derivadas dos resultados da consulta especificados .
- Layout — um layout para as opções; pode ser “Vertical” ou “Horizontal”;
- Salvar como array — um recurso para editar este campo no formulário front-end. Os valores verificados serão armazenados como um array PHP simples quando esta opção estiver habilitada. Caso a opção Salvar como array não esteja ativada, o campo não será pré-preenchido no formulário;
Recomenda-se habilitar esta opção ao criar metacampos. Se este campo for preenchido no Custom Post Type e a opção Salvar como array estiver habilitada, o campo será zerado e os dados deverão ser preenchidos novamente.
- Suporte para edição rápida – uma opção que funciona apenas se a opção Salvar como matriz estiver ativada. Esta opção permite exibir alguns metacampos do JetEngine na área padrão para edição rápida.
Rádio
O tipo “Rádio” é perfeito para adicionar botões de opção para escolher uma opção entre todas as disponíveis.
O metacampo possui configurações específicas análogas ao tipo “ Caixa de seleção ” descrito acima: os botões Permitir Personalização e Salvar Personalização , os campos Fonte e Layout .
Selecione
Este tipo de campo pode ser usado para adicionar um seletor suspenso à postagem.
O metacampo possui as seguintes configurações: Source (uma lista semelhante aos tipos “ Checkbox ” e “ Radio ”), Placeholder e Multiple .
As configurações específicas são:
- Placeholder — um texto exibido como espaço reservado no campo “Selecionar”;
- Múltiplo — uma alternância que permite definir vários valores no campo “Selecionar” de uma só vez. Este valor também pode ser mostrado usando o retorno de chamada adequado para o Campo Dinâmico .
Pressionar o botão “ Nova opção de campo ” ativa as seguintes configurações:
- Valor da Opção — campo para digitar o valor do metacampo, que será salvo no banco de dados;
- Etiqueta de opção — um campo para digitar o texto a ser mostrado aos usuários na página de edição do post;
- Se marcado (selecionado) — uma alternância que torna o campo marcado ou selecionado por padrão, se habilitado.
Selecione os campos no front -end
Neste caso, adicionamos o metacampo “Checkbox” ao CPT e selecionamos alguns itens.
texto alternativo: o metacampo da caixa de seleção adicionado ao cpt
Apenas os itens selecionados serão exibidos no front end.
Cores e ícones
Os metacampos “Iconpicker” e “Colorpicker” permitem destacar itens específicos ou grupos de itens, pois a imagem abaixo mostra a cor aplicada à taxonomia.
Seletor de ícones
O metacampo “Iconpicker” permite escolher um ícone apropriado para as postagens selecionando a biblioteca de ícones (exceto o padrão “Font Awesome 4,” “Dashicons”) que os usuários precisam ou adicionando algumas bibliotecas através do campo Biblioteca de Ícones .
Seletor de cores
Este tipo de filtro adicionará uma ferramenta de seleção de cores às postagens.
Os usuários podem adicionar o canal alfa no seletor de cores ativando a alternância do modo Alfa .
Campos de seleção no front-end
No caso em questão, usamos o metacampo “Colorpicker” para taxonomia.
Repetidor
O metacampo do tipo “Repetidor” destina-se a adicionar metacampos aninhados recorrentes. Este tipo irá adicionar o bloco de conteúdo repetido para cada postagem, produto, evento, etc., que pode ser posteriormente preenchido com valor no Painel do WordPress.
O metacampo “Repetidor” permite adicionar metacampos aninhados de qualquer tipo.
Pressionar o botão “ Novo campo repetidor ” adiciona metacampos ao bloco repetidor e desenrola as configurações:
- Rótulo — um rótulo exibido durante a edição da postagem;
- Nome – um nome de campo repetidor que será usado como valor para exibir as informações do metacampo preenchidas na postagem em páginas diferentes;
- Tipo – tipo de campo repetidor que definirá a aparência do metacampo durante a edição da postagem.
As configurações da lista suspensa de alternância recolhida e campo de título referem-se ao metacampo “Repetidor”. Se ativado, a alternância Recolhida permite recolher os itens do repetidor no carregamento da página. A lista suspensa Campo de título permite selecionar o campo repetidor como um título de item repetidor.
Campos de mapas, HTML e postagens
Mapas
Este metacampo exibe diferentes tipos de mapas e os apresenta como listagens.
Para exibir mapas, os usuários precisam obter e ativar uma chave API.
Postagens
Este tipo permite configurar e exibir postagens relacionadas no painel do WordPress. Para fazer isso, deve-se usar o retorno de chamada “Lista de postagens relacionadas” no widget Campo Dinâmico adicionado a uma listagem . Portanto, as seguintes configurações estão disponíveis:
texto alternativo: posta configurações de metacampo
- Pesquise nos tipos de postagem — uma lista suspensa para escolher o tipo de postagem como fonte de pesquisa;
- Múltiplos — se ativado, esta alternância permite a seleção de vários valores.
Pode-se adicionar postagens relacionadas ao CPT, listagens, etc., para tornar as postagens mais atrativas.
HTML
O metacampo HTML pode adicionar informações personalizadas à página de edição.
Este metacampo exibe informações estatísticas no back-end. É obrigatório adicionar uma marcação HTML para que os dados sejam mostrados.
O campo Código HTML adiciona o código HTML necessário e o campo Classes CSS adiciona os estilos desejados.
Isso é tudo sobre os metacampos personalizados do JetEngine . O conteúdo adicionado aos metacampos personalizados pode ser exibido nas listagens e nos modelos de postagem única usando Elementor, Gutenberg ou Bricks.