Construindo armazenamentos de dados com Bricks
O módulo JetEngine Data Stores e o construtor Bricks permitem que você crie uma página de lista de desejos ou favoritos onde os usuários podem adicionar itens de sua preferência. Você também pode mostrar aos usuários quantas vezes cada item foi apreciado por outras pessoas.
Para este tutorial, é necessário criar duas páginas WordPress: a primeira conterá a listagem com todos os itens que os usuários podem observar e adicionar à página favorita clicando no botão “ Adicionar aos Favoritos ”; a segunda será a página “Favoritos” onde os usuários poderão observar os itens favoritos e removê-los da lista. No meu caso, essas são as páginas “Autores” e “Autores Favoritos”.
Antes de começar, vá para Bricks > Configurações e certifique-se de ativar a alternância de páginas na seção Tipos de postagem e clicar no botão Salvar alterações .
Criando um armazenamento de dados
Vá para o painel de controle do administrador e abra JetEngine > JetEngine dashboard . Ative a alternância de armazenamentos de dados e pressione o botão “ Salvar ”.
Após habilitar o módulo, você verá a nova aba no painel do JetEngine – Data Stores . Prossiga e clique no botão “ Nova Loja ”.
Vamos dar uma olhada mais de perto nas características de uma loja.
- Nome . Digite o título do seu armazenamento de dados aqui. Ele será mostrado publicamente quando você criar uma página para ele;
- Lesma . Este é o nome interno da loja que pode ser utilizado por outros módulos. Não use espaços ou outros caracteres especializados; apenas letras, traços e símbolos de sublinhado;
- Tipo de loja . Aqui você pode escolher onde serão armazenados os dados salvos pelo usuário:
- Cookies – os dados são armazenados como cookies e desaparecerão após a limpeza dos dados do cache;
- Sessão – os dados serão armazenados apenas até o usuário encerrar a sessão no servidor;
- Metadados do Usuário – as informações serão armazenadas nos metadados do usuário. Esta opção está disponível apenas para usuários autorizados, pois eles têm a opção de salvar metadados em seu site;
- Armazenamento Local – os dados serão armazenados no navegador local do usuário.
- Tamanho máximo . Esta opção permite definir quantos itens o usuário poderá armazenar. Se o usuário salvar muitos itens, isso poderá afetar a velocidade de carregamento. Por outro lado, se o número for muito pequeno, poderá incomodar o usuário. Se você definir “0” neste campo, permitirá aos usuários armazenar um número ilimitado de itens;
- Contar itens . Se você ativar esta opção, o armazenamento de dados contará quantas vezes cada item foi adicionado ao armazenamento. Para obter detalhes sobre o uso desse recurso, veja abaixo;
- Os usuários armazenam arquivos . Se você deseja que os usuários possam salvar contas de outros usuários nesta loja, ative esta opção;
- Armazene o item à vista . Quando esta alternância está habilitada, as postagens caem na loja depois que o usuário as visita. Esta opção é para a página “Visualizados recentemente” . Além disso, fique atento quando esta opção estiver habilitada e você definir um número definido no campo Tamanho máximo , funciona assim: quando um usuário adicionar um novo item e a loja ultrapassar o limite, o primeiro item será excluído, e um novo será salvo em seu lugar.
Quando terminar de criar a loja, clique no botão “ Salvar ”.
Criando o botão “Adicionar aos favoritos” no modelo de listagem
Vá para a guia JetEngine> Listagens no painel do WordPress e clique para editar o modelo de listagem. Encontre o elemento Data Store Button e adicione-o à área de trabalho.
Existem essas configurações lá:
- Selecione Loja . Aqui você pode escolher a loja que criou anteriormente no módulo Data Store. No nosso caso, é “Favoritos”;
- Rótulo . Digite o nome do botão; por exemplo, pode ser “Adicionar aos Favoritos”;
- Ícone . Aqui você pode escolher um ícone para o seu botão na biblioteca;
- Recarregue a grade de listagem em caso de sucesso . Se você ativar essa alternância, a grade de listagem será recarregada depois que os usuários clicarem no botão abaixo do item da listagem e ela for adicionada à loja. Após recarregar, a grade de listagem mostrará a listagem de itens sem aqueles adicionados à página favorita.
Esta opção só funcionará se você adicionar o ID da grade de listagem no campo abaixo.
Existem três ações na seção Depois de adicionado à loja que permitem escolher uma ação que será executada após adicionar um item à sua loja. Você pode selecionar o item adequado na Ação após um item ser adicionado ao menu suspenso da loja:
- Botão Remover da loja. Se você escolher esta ação, esse botão aparecerá na página de Favoritos e você poderá remover o produto que já adicionou. Você pode adicionar um rótulo a ele, por exemplo, “Remover”. Além disso, há a oportunidade de adicionar um Icon . Se você clicar no botão em forma de raio próximo ao campo Rótulo após adicionado ao armazenamento , você verá uma lista de fontes disponíveis de onde os dados serão extraídos;
- Mudar o status do botão . Esta opção permite alterar o status do botão e adicionar um rótulo e um ícone a ele. Além disso, você pode adicionar a URL para onde será redirecionado após adicionar um item à loja. Há também a opção Abrir em uma nova janela e adicionar atributos específicos. Por exemplo, você pode adicionar o URL na página Favorito no campo URL após adicionado à loja , para que os usuários prossigam para esta página depois de adicionarem um item à loja;
- Botão Ocultar . Depois de escolher esta opção, o botão não ficará visível no front end depois que você adicionar um produto à loja.
A opção Contexto funciona com o URL após adicionado ao campo de armazenamento e ajuda a especificar a fonte.
Ao terminar de personalizar o botão Data Store , clique no botão “Salvar” para salvar as alterações no modelo de listagem.
Criando uma consulta de postagens por meio do JetEngine Query Builder
Vá para JetEngine> Query Builder e pressione o botão “Adicionar novo” . Dê um nome à sua nova consulta e escolha o tipo de consulta “Consulta de postagens” na seção Configurações gerais .
Se você quiser saber mais sobre o recurso Query Builder , acesse Visão geral do Query Builder . Além disso, você pode ler a visão geral do tipo de consulta de postagens do Query Builder .
Na guia Geral da seção Consulta de Postagens , selecione o nome do Tipo de Postagens para o qual o armazenamento de dados foi criado.
Abra a guia Postagem e página e clique no botão em forma de pilha de moedas próximo ao campo Postar em . Selecione a macro “Obter loja” no menu suspenso, escolha a Loja necessária e pressione o botão “Aplicar” . Em seguida, clique no botão “Adicionar/Atualizar Consulta” .
Construindo a página para o armazenamento de dados
Vá para a página “Favoritos” com o elemento Listing Grid aqui.
A próxima etapa é abrir a guia Consulta Personalizada . Ative a alternância Usar consulta personalizada e escolha o nome da pós-consulta criada para o Data Store no seletor Consulta personalizada .
Como ainda não adicionei nenhum item à loja, aparece a mensagem: “Nenhum dado foi encontrado”. Esta mensagem também será mostrada no front end, então vamos ocultá-la.
Vá para a guia Visibilidade do widget da grade de listagem e defina a opção Ocultar widget se “Consulta estiver vazia”. Assim, a listagem ficará oculta caso o usuário não tenha adicionado nenhum item à página de favoritos.
Depois de terminar de personalizar e estilizar a página “Favorito”, pressione o botão “Salvar” .
Verificando o armazenamento de dados no front-end
Vá para a primeira página (“Autores”, no meu caso) no front end e clique no botão “Adicionar aos Favoritos” para adicionar vários itens à loja.
Em seguida, vá para a página “Favoritos”. Como você pode ver, dois itens adicionados já estão aqui. Você pode removê-los clicando no botão “Remover” .
Isso é tudo. Agora você já sabe como criar a página favorita com o recurso Data Store para o site WordPress com o tema Bricks e plugin JetEngine .