Alterando o banner após filtrar categorias

Criando Taxonomia Personalizada

Para criar uma taxonomia personalizada, caso ainda não tenha feito isso, vá para o Painel do WordPress > JetEngine > guia Taxonomias e clique no botão “ Adicionar Novo ”.

Na guia Configurações Gerais , digite o Nome da Taxonomia (no nosso caso, “Tipo de Vaga”), clique no campo Taxonomy Slug para gerar um slug (você pode editá-lo, mas certifique-se de que contenha apenas letras, números e `-` ou `_` caracteres) e escolha o tipo de postagem necessário na lista suspensa homônima (no nosso caso, “Empregos (vagas) CPT ).

criação de taxonomia personalizada

Na guia Configurações de metacampos , você pode adicionar os campos personalizados desejados . Por exemplo, criamos o metacampo “ Mídia ” para os ícones do tipo de vaga que serão adicionados ao banner.

metacampo personalizado de mídia para os ícones de taxonomia

As configurações essenciais de taxonomia para este tutorial são abordadas. Você pode ajustar outras configurações se desejar — a descrição detalhada é fornecida na Visão geral da taxonomia personalizada .

Pressione o botão “ Adicionar/Atualizar Taxonomia ” após a personalização.

Em seguida, vá até a aba com o nome da taxonomia que pertence à aba tipo de postagem. Por exemplo, visitamos Painel WordPress > Empregos (Vagas) > Tipo de Vaga . 

Para adicionar uma nova tag, insira Nome , Slug (certifique-se de que esteja tudo em letras minúsculas e contenha apenas letras, números e hifens, pois é a versão do nome compatível com URL), Descrição (opcional) e preencha os metacampos necessários. Em seguida, pressione o botão “ Adicionar nova tag ”. 

Por exemplo, adicionamos um slogan como Descrição e ícone no campo “Mídia” personalizado.

Após preencher os campos, pressione o botão “ Adicionar Nova Tag ”.

Adicione quantas tags desejar.

adicionando novas tags à taxonomia personalizada

Para anexar postagens às tags, vá até a guia CPT no painel do WordPress e clique para editar uma postagem ou criar uma nova.

anexando postagens a tags

Salve as alterações clicando no botão “ Publicar/Atualizar ”.

Criando Filtro por Categoria

Vá para Painel do WordPress> Filtros Inteligentes> Adicionar Nova guia para criar um filtro para categorias.

Insira o nome do filtro e escolha o tipo de filtro . Para a fonte de dados de taxonomia, você pode escolher os tipos de filtro “ Selecionar ”, “ Rádio ”, “ Lista de caixas de seleção ” e “ Visual ”.

Criamos o filtro “ Rádio ” para que os usuários possam escolher apenas uma opção do filtro no front end. O filtro “ Select ” também é adequado para o nosso caso. Se criássemos o filtro “ Lista de Checkboxes ”, o usuário poderia selecionar duas ou mais opções, e vários banners seriam exibidos simultaneamente. O filtro “ Visual ” pode ter o comportamento de um rádio ou de uma caixa de seleção.

Após escolher o tipo de filtro, selecione a Fonte de Dados “Taxonomias” e escolha a Taxonomia necessária (“Tipo de Vaga”, no nosso caso).

Depois disso, você estará livre para ajustar as opções de acordo com suas necessidades.

Por exemplo, habilitamos a capacidade de desmarcar botões de opção e mostrar termos vazios e definir rótulos de filtro na seção correspondente.

configurações de filtro de rádio

Depois de ajustar as configurações do filtro, pressione o botão “ Atualizar ”.

Configurando uma consulta personalizada

Siga o diretório WordPress Dashboard > JetEngine > Query Builder e pressione o botão “ Adicionar Novo ”.

Na seção Configurações Gerais , insira o Nome e escolha o Tipo de Consulta “ Consulta de Termos ” .

Aviso

Defina o Query ID que não corresponderá ao Query ID usado nas configurações de filtro (por exemplo, “no-filter” ou “never-filter”). Isso garante que os filtros da página não interfiram na operação de consulta. Em vez disso, anexaremos a consulta ao filtro usando a macro “JetSmartFilters Query”.

consultar configurações gerais

Na seção Consulta de Termos , vá para a aba Geral e escolha a Taxonomia necessária .

taxonomia para a consulta de termos

Abra a guia Incluir/Excluir , pressione o ícone “ pilha de moedas ” próximo ao campo “ Incluir ” e selecione a macro “Consulta JetSmartFilters”.

No pop-up aberto, escolha o tipo “Taxonomia” e insira o slug da taxonomia como o nome da variável .

macro de consulta jetsmartfilters

Clique no link “ Configurações avançadas ”, mantenha o contexto “Objeto padrão” e digite “9999999” no campo Fallback . Isso garante que a listagem com a origem da consulta mostrará o resultado somente quando o filtro for aplicado. Em outras palavras, sem o substituto, a listagem do banner mostrará todos os termos; definir o substituto garante que o banner ficará invisível até que uma opção do filtro seja escolhida.

Em seguida, clique em “ Voltar ” e no botão “ Aplicar ”.

Ajuste outras configurações de consulta se desejar e clique no botão “ Adicionar/Atualizar Consulta ”.

Criando uma listagem

Vá para Painel WordPress> JetEngine> Listagens e clique no botão “ Adicionar Novo ”.

Escolha a fonte da listagem “Termos” , defina a taxonomia necessária no campo Da taxonomia e insira o nome do item da listagem . Como visualização de listagem , você pode selecionar os editores Elementor, Blocks (Gutenberg) ou Bricks. Por exemplo, escolhemos a opção “Elementor”.

Pressione o botão “ Criar item de listagem ” para abrir o editor.

modelo de listagem com fonte do construtor de consultas

Aqui, você pode personalizar o modelo para combinar com a aparência do banner. Por exemplo, arrastamos e soltamos o widget Dynamic Image e definimos o campo “Media” da taxonomia personalizada como Source .

imagem dinâmica com a origem do campo de mídia de taxonomia personalizada

Em seguida, colocamos o widget Dynamic Field , para o qual selecionamos a fonte “Post/Term/User/Object Data”, Object Field “Term description” e tag HTML “H2” .

campo dinâmico exibe a descrição do termo

Para colocar o banner na moldura, abrimos as configurações de Estilo das configurações de Seção , desdobramos a aba Borda e definimos o Tipo de Borda “Sólida” . Você pode personalizar outras configurações de estilo para a seção, colunas e widgets da listagem, se estiver interessado.

listando configurações de estilo de borda da seção

Depois de ajustar todas as configurações, clicamos no botão “ Atualizar ”.

Personalizando um Banner na Página

Crie uma nova página ou abra a necessária.

Por exemplo, fomos para WordPress Dashboard > Pages > Add New Page , digitamos o nome da página e clicamos no botão “ Edit with Elementor ”.

Colocamos o widget Listing Grid no topo da página, escolhemos a Listagem recentemente criada para o banner e definimos o valor “1” como um Número de Colunas .

Depois de aplicar uma consulta personalizada à Grade de Listagem , ela mostrará a mensagem Não encontrado . Você pode deixar este campo vazio para tornar o widget invisível até que o filtro seja aplicado ou definir uma mensagem personalizada.

Em seguida, desdobramos a guia Consulta Personalizada , ativamos a alternância Usar Consulta Personalizada e escolhemos a Consulta Personalizada recentemente criada .

aplicando a consulta personalizada à grade de listagem

Abrimos a seção Configurações avançadas e digitamos o ID CSS (por exemplo, pode ser “lista de banners”). Usaremos esse ID nas configurações de filtro posteriormente.

ID CSS para o widget Grade de listagem

Em seguida, adicionamos duas colunas e colocamos outra grade de listagem na segunda coluna. Aqui, selecionamos o Listagem com vagas criadas para o CPT “Empregos (Vagas)” . Para saber mais, prossiga para o tutorial Como criar um modelo de listagem para tipos de postagem no Elementor . 

grade de listagem com vagas

Abrimos a seção Configurações avançadas e digitamos também o ID CSS (no nosso caso, é “lista principal”).

ID CSS para a grade de listagem com empregos

Eventualmente, arrastamos e soltamos o widget Filtro de Rádio . Se você criou o filtro “Selecionar”, você precisa usar o widget Selecionar Filtro respectivamente.

Nas configurações de conteúdo do filtro , definimos o filtro necessário no campo Selecionar filtro .

O campo Este filtro para é para o provedor principal do filtro. No nosso caso é a Grade de Listagem com vagas, então escolhemos a opção “JetEngine”. Saiba quais widgets, blocos e elementos podem ser usados ​​com os filtros JetSmartFilters na Visão geral dos provedores de filtros .

Opcionalmente, definimos essas configurações: escolhemos o tipo Aplicar “AJAX” e Aplicar “Alteração de valor” e ativamos a alternância Mostrar rótulo do filtro .

Coisas para saber

Como definimos o tipo de aplicação “AJAX” , o botão “ Aplicar ” é desnecessário, por isso mantivemos a alternância desabilitada. Com o “Recarregar página”, deverá ser utilizado o botão “ Aplicar ”.

No campo Query ID , inserimos o CSS ID do widget do fornecedor principal (no nosso caso, é a “lista principal” da Listing Grid com vagas).

Para anexar o filtro à Grade de Listagem com banners, ativamos o botão Provedores Adicionais Habilitados e pressionamos o botão “ + Adicionar Item ”. Como o segundo provedor também é um Listing Grid , escolhemos o Provedor Adicional “JetEngine” . No campo ID de consulta adicional , colamos o ID CSS (“banner-list”, no nosso caso).

filtro de rádio com provedor adicional

Para saber mais sobre a guia Configurações adicionais , vá para o capítulo Configurações adicionais da Visão geral do filtro de rádio .

Você também pode definir as opções do indexador . Para isso, ativamos os botões Aplicar Indexador e Mostrar Contador . O contador funcionará corretamente no front-end após a aplicação do filtro.

opções de indexador para o filtro de rádio

As configurações essenciais foram ajustadas, então agora você pode personalizar as configurações de estilo. 

Por exemplo, para personalizar o rótulo do filtro, abrimos a guia da seção Estilo do widget Filtro de Rádio e desdobramos a guia Rótulo . Clicamos no ícone “ lápis ” próximo à Tipografia para abrir um pop-up. Aqui, definimos o tamanho “20”, a espessura “600 (semi negrito)” e a altura da linha “40” .

filtrar configurações de estilo de rótulo

Depois de modificar todas as configurações necessárias, clique no botão “ Publicar/Atualizar ”.

Verificando os resultados

Abrimos a página no front end. O banner não foi exibido porque o filtro ainda não foi aplicado.

filtro e listagens no front-end

Após escolhermos uma opção do Filtro de Rádio (categoria “Full Time”), o banner apropriado apareceu.

o banner fica visível após a filtragem por categoria

Após selecionarmos outra opção (a categoria “Estágio”), outro banner apareceu.

vagas de estágio selecionadas

Isso é tudo. Agora você sabe como alterar o banner no front end após filtrar por categoria usando os plugins JetSmartFilters e JetEngine em seu site WordPress.

Índice